Mais um projeto para a disciplina de Representação Tridimensional II, sob orientação do professor Yuri Simon.
Em grupos - eu, Leandro Gusmão e Filipe da Matta - foram desenvolvidas peças de ponto de venda para produtos da marca Dr. Oetker. A linha de produtos escolhida foi a “Chás Travel Senses”, que propõe uma viagem através de aromas e sabores específicos de alguns países – Arábia, Marrocos e Índia.
Os produtos
Possuem ingredientes, embalagens e características que os tornam diferenciados dos demais, e esses diferenciais, aliados ao preço relativamente mais alto, demandam estratégias de merchandising que possam conferir mais visibilidade no ponto de venda.
No Brasil, já é bastante disseminado o hábito de consumo do chá, em ambientes, grupos e situações
diversas. Devido à grande disponibilidade e ao vasto plantio de ervas no país, o consumo dessa bebida faz parte do cotidiano do brasileiro há séculos, existindo assim uma predisposição do público para o consumo dos produtos. No entanto,os chás da linha Travel Senses diferenciam-se do habitual chá da cultura popular.
Diante disso – aromas e sabores diferentes, custo alto e possível estranheza do público com o novo produto – são necessárias estratégias que despertem a atenção e curiosidade do espectador e sua curiosidade.
Campanha
Propõe-se uma campanha que utilize peças gráficas de PDV aliadas a outras ações promocionais. A partir do slogan Viaje com essas sensações, é realizada uma promoção em que os consumidores participantes são premiados com viagens a lugares turísticos nos países relativos aos chás. A linguagem visual também segue esta ideia de viagem sinestésica, e utiliza elementos gráficos típicos dos países em questão e reconhecíveis pelo público – forma de recorte das peças; mulher com o rosto encoberto pelo véu; padronagem de fundo; tipografia não-latina.
Propõe-se uma campanha que utilize peças gráficas de PDV aliadas a outras ações promocionais. A partir do slogan Viaje com essas sensações, é realizada uma promoção em que os consumidores participantes são premiados com viagens a lugares turísticos nos países relativos aos chás. A linguagem visual também segue esta ideia de viagem sinestésica, e utiliza elementos gráficos típicos dos países em questão e reconhecíveis pelo público – forma de recorte das peças; mulher com o rosto encoberto pelo véu; padronagem de fundo; tipografia não-latina.
A promoção é realizada através de sorteio. Os consumidores participam enviando SMS (mensagens
de texto), para um determinado número, com os códigos promocionais encontrados nos produtos.
de texto), para um determinado número, com os códigos promocionais encontrados nos produtos.
Conceito
Viaje com essas sensações trabalha com o diferencial do produto: proporcionar ao consumidor uma experiência diferente, um transporte para outra região, de paladar e aromas diferentes. Propõem-se a busca por sensações novas através dos chás que são as próprias “sensações” - ideia de prestígio, o produto do momento. Para reafirmar o conceito de novas experiências, curtição e “viagem”, é realizada a promoção que leva o consumidor, realmente, para esses lugares de sensações tão diferentes. Em comum, esses lugares são submersos por uma mística. Eles contrapõem o cotidiano agitado do ocidente, ressaltando o momento de relaxamento, introspecção do ato de beber chá.
Viaje com essas sensações trabalha com o diferencial do produto: proporcionar ao consumidor uma experiência diferente, um transporte para outra região, de paladar e aromas diferentes. Propõem-se a busca por sensações novas através dos chás que são as próprias “sensações” - ideia de prestígio, o produto do momento. Para reafirmar o conceito de novas experiências, curtição e “viagem”, é realizada a promoção que leva o consumidor, realmente, para esses lugares de sensações tão diferentes. Em comum, esses lugares são submersos por uma mística. Eles contrapõem o cotidiano agitado do ocidente, ressaltando o momento de relaxamento, introspecção do ato de beber chá.
Peças
Cada peça proposta possui um objetivo específico. O móbile permite que o público tenha contato com a campanha mesmo estando a uma distância maior; o stopper interrompe o fluxo e surpreende o espectador; a testeira diferencia o produto dos demais presentes na gôndola, assim como o faz o wobbler, que além disso agrega um movimento que o torna mais atrativo; e por último o “pegue-um”, que disponibiliza impressos com maiores informações sobre os produtos e sobre a promoção.
Cada peça proposta possui um objetivo específico. O móbile permite que o público tenha contato com a campanha mesmo estando a uma distância maior; o stopper interrompe o fluxo e surpreende o espectador; a testeira diferencia o produto dos demais presentes na gôndola, assim como o faz o wobbler, que além disso agrega um movimento que o torna mais atrativo; e por último o “pegue-um”, que disponibiliza impressos com maiores informações sobre os produtos e sobre a promoção.
Mobile
Stopper e wobbler
Testeira
Pegue-um
As peças funcionam tanto em conjunto, quanto individualmente. Elas cumprem a função de chamar a atenção para o produto e seu diferencial. Além disso, divulgam, mesmo que em segundo plano, a ação promocional, servindo de suporte à campanha.
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