quarta-feira, 19 de maio de 2010

PDV Travel Senses

Mais um projeto para a disciplina de Representação Tridimensional II, sob orientação do professor Yuri Simon.
Em grupos - eu, Leandro Gusmão e Filipe da Matta - foram desenvolvidas peças de ponto de venda para produtos da marca Dr. Oetker. A linha de produtos escolhida foi a “Chás Travel Senses”, que propõe uma viagem através de aromas e sabores específicos de alguns países – Arábia, Marrocos e Índia.


Os produtos

Possuem ingredientes, embalagens e características que os tornam diferenciados dos demais, e esses diferenciais, aliados ao preço relativamente mais alto, demandam estratégias de merchandising que possam conferir mais visibilidade no ponto de venda.
No Brasil, já é bastante disseminado o hábito de consumo do chá, em ambientes, grupos e situações
diversas. Devido à grande disponibilidade e ao vasto plantio de ervas no país, o consumo dessa bebida faz parte do cotidiano do brasileiro há séculos, existindo assim uma predisposição do público para o consumo dos produtos. No entanto,os chás da linha Travel Senses diferenciam-se do habitual chá da cultura popular.
Diante disso – aromas e sabores diferentes, custo alto e possível estranheza do público com o novo produto – são necessárias estratégias que despertem a atenção e curiosidade do espectador e sua curiosidade.

Campanha
Propõe-se uma campanha que utilize peças gráficas de PDV aliadas a outras ações promocionais. A partir do slogan Viaje com essas sensações, é realizada uma promoção em que os consumidores participantes são premiados com viagens a lugares turísticos nos países relativos aos chás. A linguagem visual também segue esta ideia de viagem sinestésica, e utiliza elementos gráficos típicos dos países em questão e reconhecíveis pelo público – forma de recorte das peças; mulher com o rosto encoberto pelo véu; padronagem de fundo; tipografia não-latina.


A promoção é realizada através de sorteio. Os consumidores participam enviando SMS (mensagens
de texto), para um determinado número, com os códigos promocionais encontrados nos produtos.

Conceito
Viaje com essas sensações trabalha com o diferencial do produto: proporcionar ao consumidor uma experiência diferente, um transporte para outra região, de paladar e aromas diferentes. Propõem-se a busca por sensações novas através dos chás que são as próprias “sensações” - ideia de prestígio, o produto do momento. Para reafirmar o conceito de novas experiências, curtição e “viagem”, é realizada a promoção que leva o consumidor, realmente, para esses lugares de sensações tão diferentes. Em comum, esses lugares são submersos por uma mística. Eles contrapõem o cotidiano agitado do ocidente, ressaltando o momento de relaxamento, introspecção do ato de beber chá.


Peças
Cada peça proposta possui um objetivo específico. O móbile permite que o público tenha contato com a campanha mesmo estando a uma distância maior; o stopper interrompe o fluxo e surpreende o espectador; a testeira diferencia o produto dos demais presentes na gôndola, assim como o faz o wobbler, que além disso agrega um movimento que o torna mais atrativo; e por último o “pegue-um”, que disponibiliza impressos com maiores informações sobre os produtos e sobre a promoção.

 
Mobile 

 Stopper e wobbler


Testeira

















Pegue-um

As peças funcionam tanto em conjunto, quanto individualmente. Elas cumprem a função de chamar a atenção para o produto e seu diferencial. Além disso, divulgam, mesmo que em segundo plano, a ação promocional, servindo de suporte à campanha.

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